31/10/2024

No Dia da Poesia, veja dicas para incentivar a leitura entre crianças

 


Agência Brasil

Leitura desenvolve criatividade e melhora a comunicação
Ana Carolina Alli*
Publicado em 31/10/2024 - 15:31
Brasília
Luziânia (GO), 31/10/2024 - A professora Paula Janaína com alunos da educação inclusiva  do Colégio Municipal Professora Ilka Meireles. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
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Concentração, memória, raciocínio e vocabulário. Esses são apenas alguns dos benefícios que a prática da leitura pode trazer para crianças e adolescentes. Entre os especialistas é consenso que ler desenvolve a criatividade e a imaginação, melhora a comunicação e o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.

No Dia Nacional da Poesia, celebrado neste 31 de outubro em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, a Agência Brasil conversou com duas professoras de educação e literatura infantil para buscar dicas que ajudem pais e professores a incentivar o hábito da leitura em casa e nas salas de aula.

Luziânia (GO), 31/10/2024 - A professora Paula Janaína com alunos da educação inclusiva  do Colégio Municipal Professora Ilka Meireles. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Professora Paula Janaína com alunos da educação inclusiva do Colégio Municipal Professora Ilka Meireles. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A professora da rede pública de Luziânia (GO) Paula Janaína destaca a importância da leitura na formação das crianças.

“A leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo e incentiva a imaginação e criatividade das crianças, mas não é uma tarefa fácil”, afirmou.

Na avaliação da professora gaúcha Terezinha Juraci, especialista em literatura infantojuvenil e literatura africana, além da leitura em si, é importante engajar as crianças e os jovens em atividades que possam discutir e aprofundar o que foi lido. 

“É importante que o professor envolva os alunos nas histórias sempre que se propuser a contá-las. Ele deve ler a história, examinar qual história ele quer, qual é o objetivo que quer, para que essa história tenha sucesso e que cause interesse nesses pequenos”.

Paraty (RJ) - Crianças leem na tenda da biblioteca, no centro da cidade como parte da Flipinha, evento voltado para as crianças na Flip (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Pequeno leitor na tenda da biblioteca, em evento voltado para as crianças na Flip - Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil

A educadora exemplifica destacando atividades interativas para praticar com os alunos, como a leitura dramatizada de textos, de forma com que as crianças interpretem os personagens, trabalhando as expressões e a socialização. Para ela, é importante que os alunos compartilhem com os colegas o que leram, o que entenderam e como se sentiram. 

Veja abaixo dicas selecionadas pelas duas professoras e voltadas à família e aos docentes:

Dicas para pais

  • Promova ambientes aconchegantes para a leitura, com espaços e livros acessíveis ao alcance das crianças, como uma pequena biblioteca em casa
  • Use audiolivros, procure contação de histórias em plataformas digitais, e tenha e-books;
  • Permita que a criança manuseie os livros, como uma brincadeira gostosa; 
  • Leve a criança em locais que tenham contação de histórias, como shoppings e bibliotecas; 
  • Compre os livros com a criança deixando que ela escolha;
  • Mostre para a criança que você também tem o hábito da leitura;
  • Incentive a criança a recontar, escrever ou ilustrar as suas histórias;
  • Leia para a criança mostrando as imagens, se puder usando vozes com entonações diferentes que prendem a atenção dos pequenos.

Dicas para professores

  • Proponha encontros interativos entre as crianças, pais e professores sobre as obras lidas; 
  • Incentive atividades lúdicas sobre as leituras feitas, como desenhos, pinturas, colagens, argila etc. 
  • Diversifique os gêneros literários (poesia, pequenos contos, fábulas, etc) 
  • Incentive a criação de histórias em quadrinhos;
  • Visite bibliotecas para que os estudantes tenham a oportunidade de manusear os livros;
  • Incentive projetos como cesta de livros ou mala da leitura.

 

*Estagiária sob supervisão de Juliana Cézar Nunes

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