22/02/2025

Sindsep se reúne com SME para tratar dos analistas de Informações, Cultura e Desporto – Bibliotecários e Profissionais do Esporte e pede mais concursos



 17 de Fevereiro de 2025

Sindsep se reúne com SME para tratar dos analistas

O Sindsep esteve reunido, na última sexta (15/02), com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) para tratar de questões pertinentes à carreira de Analistas de Informações, Cultura e Desporto – Bibliotecários e Profissionais do Esporte. Bruno Correia, secretário adjunto, e Aparecido Sutero da Silva Júnior, coordenador de COCEU, representaram a SME. 

Pelo Sindsep, estiveram presentes, Luba Melo, vice-presidente, Maria Mota, diretora, Fátima Antonio, assessora pedagógica da Secretaria de Educação do Sindsep, Thais dos Santos Mondaini, RSU, e Daniel Cândido, CRR, ambos da carreira de analistas.

O principal motivo da reunião foi tratar de questões pertinentes aos analistas lotados em CEUs na cidade. No caso dos analistas de esporte, o Sindsep reforçou a necessidade de protocolos visando os cuidados com as altas temperaturas e proteção aos trabalhadores, o principalmente para os que atuam em áreas de piscina nas unidades, pelo tempo de exposição ao sol e falta de EPIs, como protetor solar, bonés e guardas sol com qualidade e quantidade suficiente. 

Ainda, o Sindsep cobrou da administração novos concursos para Analistas de informações, Cultura e Desporto - Nível I - Ed. Física, pois há uma defasagem muito grande, com unidades que funcionam apenas com contratados emergenciais, sem analistas concursados, casos do CEU Parelheiros e CEU Navegantes. Contratos emergenciais estes que irão vencer em breve, além de estarem sendo prorrogados desde 2012, explicitando a necessidade de novos concursos para a carreira. 

Luba Melo afirmou que, "em 2025, teremos mais um recorde em arrecadação, portanto, verba para concurso, tem na cidade de São Paulo." Luba ainda reiterou a necessidade de retomada de mesas de negociação regulares e para todas as carreiras da educação. 

Já quanto aos analistas bibliotecários, os principais assuntos tratados foram quanto a questão do Programa Jovem Monitor e da implementação de bebetecas nos CEUs. Segundo os trabalhadores, o Programa Jovem Monitor gera aos analistas questões não pertinentes ao cargo, como controle de ponto e gestão dos horários de trabalho dos contratados, sebrecarregando aos servidores e impondo um papel de gestão. Sem contar a falta de diálogo com os trabalhadores sobre todos esses programas nas bibliotecas de CEU.

Quanto as Bebetecas, programa iniciado em 2023, o problema é a falta de estrutura nas Bibliotecas de CEU e incompatibilidade com os espaços que hoje em dia atendem a todas as idades e, com a Bebeteca, terá uma grande parte que passará a atender somente crianças até 3 anos e 11 meses. Vale ressaltar que a Bebeteca visa o desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem e socioemocional e não tem como foco o livro e a leitura. Os representantes do governo afirmam que o Programa das Bebetecas está paralisado.

A reunião serviu para os representantes da SME firmarem compromisso de verificarem com a Gestão quanto a contratação e concurso, assim como de levar ao Grupo de Trabalho da Secretaria a questão das altas temperaturas, levando em conta as necessidades dos analistas de esporte, assim como rever a questão da Folha de Ponto que os analistas de biblioteca estão controlando e o diálogo com os bibliotecários quanto as bebetecas.

O Sindsep, por fim, reforçou o pedido de continuidade da Mesa de Negociação setorial e a necessidade de novos concursos para a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário