22/02/2025

Teto desaba em Centro de Educação Infantil na Zona Leste

 


do SINDSEP

21 de Fevereiro de 2025


Demoronamento do teto colocou em risco alunos, trabalhadoras(es) da educação e famílias em Centro de Educação Infantil na Zona Leste de São Paulo

Fotos do pátio de brincadeiras da CEI Zacaria, na manhã do dia 21 de fevereiro de 2025

 

O desabamento do teto do CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves, em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Recursos para manutenção de escolas foi reduzido com mudanças no Programa de Transferência de Recursos Financeiros – PTRF”.

Mais uma vez, vivenciamos as consequências da falta de manutenção em nossas unidades educacionais, fruto da gestão do Prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A prova disso foi o ocorrido no Centro de Educação Infantil Zacaria Mauro Faccio Gonçalves na tarde de ontem (20/02). A creche pública fica no bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital. Com as fortes chuvas que atingiram São Paulo, o teto da unidade desabou, causando o destelhamento do prédio anexo, onde funcionava uma sala de aula para as crianças, um bicicletário e o refeitório dos profissionais.

O incidente gerou pânico entre os profissionais da educação e as crianças. Uma tragédia só não ocorreu porque uma professora conseguiu sustentar com as costas parte do forro que desabou e, com a ajuda de outros profissionais, retiraram rapidamente as 10 crianças da sala de aula, garantindo integridade física delas.

Os trabalhadores da unidade estão extremamente abalados. Também nos relataram um enorme impacto nas crianças, que estão com medo da chuva novamente.

O Sindsep esteve presente no CEI Zacarias na manhã de hoje, e a coordenadora da região, Luana Bife, verificou de perto o horror causado pela situação. “Ao chegar à unidade, nossa primeira ação foi dialogar com a gestão e com os profissionais para entender como estavam. Encontramos um cenário triste de destruição, como mostram as fotos, e profissionais abalados e assustados”, relatou.

Os educadores também manifestaram preocupação com a determinação da Secretaria de Educação de manter o atendimento normal no dia seguinte ao incidente. “Estamos trabalhando assustados”, disse uma trabalhadora.

Professoras feridas e desmaios

A comunicade escolar ficou espantada ao ver os comunicados da Secretaria Municipal de Educação sobre caso em que afirmava que não havia alunos e trabalhadoras(es) da educação no espaço da unidade. 

A dirigente do Sindsep que visituou a unidade apurou que não é verdade que não havia ninguém dentro da sala. Aquele espaço não era um deposito. Era um espaço pedagógico em que as crianças estavam em atividade. Tivemos professoras feridas e uma  chegou a desmaiar diante do desmoronamento. Não foi uma tragédia pois havia trabalhadoras para zelar pela segurança das crianças.

Não ao fechamento dos espaços da unidade!

Uma nova preocupação surgiu com a decisão da Secretaria Municipal de Educação de simplesmente fechar o espaço atingido, em vez de reformá-lo ou construir um novo, garantindo a continuidade da ação pedagógica que vinha sendo desenvolvida. Foi constatado que havia previsão de manutenção e reforma do prédio, mas a obra estava parada. O próprio Conselho da Escola já havia discutido o embargo da obra sem obter respostas da Secretaria de Educação.

Reforma do CEI Zacarias já!

O governo precisa responder por esse ocorrido e apresentar um plano de manutenção e reforma para este espaço, além de um planejamento de reformas para os prédios escolares mais antigos, considerando o aumento da frequência de eventos climáticos extremos na cidade. Qual será o protocolo diante da drástica redução da verba do PTRF, que poderia garantir a manutenção das escolas?

O secretário de políticas para os trabalhadores da educação, Maciel Nascimento, reforça: “Enquanto servidores adoecidos pelo trabalho são perseguidos, Nunes segue sua política de desmonte, sem estrutura para as escolas e sem verba do Programa de Transferência de Recursos Financeiros – PTRF”.

A situação também levanta preocupações sobre a saúde dos trabalhadores e os impactos para toda a equipe e para as crianças. O Sindsep continuará acompanhando os desdobramentos e colocando os profissionais da Secretaria de Saúde do Trabalhador à disposição de toda a comunidade escolar.

 

VEJA ALGUMAS FOTOS DA  CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ZACARIA MAURO FACCIO GONÇALVES
21 de fevereiro | Fotos Luana Bife

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário