12/01/2012

Sindicato cobra na Justiça pagamento de férias atrasadas


Jornal Cruzeiro do Sul
As empresas de alimentação ERJ e Geraldo J. Coan, que fornecem refeições para escolas da Prefeitura de Sorocaba, deixaram de efetuar o pagamento de férias a aproximadamente 100 funcionários. Segundo Alessandra Aparecida Baldino Paes, funcionária do Sindicato de Refeições e Merendas Escolares de Sorocaba, a falta de pagamento prejudicou funcionários das duas empresas que saíram de férias nos dias 12, 19 e 26 de dezembro de 2011. Como providência, o Sindicato entrou na Justiça do Trabalho com duas ações (uma para cada empresa) cobrando os pagamentos.

Por meio de assessoria de imprensa, as empresas Geraldo J Coan e ERJ informaram que houve uma modernização no sistema operacional de Recursos Humanos com substituição de sistema on-line de pagamento aos funcionários. As empresas atribuíram os problemas ao tempo de ajuste entre o novo sistema e as transações bancárias. As empresas admitiram atrasos no pagamento de férias de 10% dos funcionários (de um total de 900, somando-se as duas) e informaram que tomaram todas as providências para acelerar os pagamentos. Segundo elas, a situação deve estar regularizada no máximo até hoje. 

Reincidência 
De acordo com Alessandra, em julho de 2011 o mesmo tipo de atraso de pagamento de férias aconteceu na ERJ e também foi movida ação na Justiça do Trabalho. Segundo ela, naquele caso a decisão judicial, além de decretar multa, estipulou que em caso de reincidência ela seria de R$ 100 por funcionário prejudicado.

Alessandra acrescentou que, entre os funcionários que saíram de férias, muitos voltaram ao trabalho e até anteontem ainda não havia recebido o pagamento. As férias são normalmente programadas para esta época do ano para coincidir com as férias escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário