04/03/2013

Custo da folia do Carnaval em São Roque subiu 82% de 2012 para 2013.


 jornal da estância

O carnaval passou e folia foi boa em nossa cidade, mas agora vem à época de ajustar as contas. Este jornal resolveu então comparar o custo da festa na gestão do prefeito Efaneu, que consumiu o valor de R$ 131 mil, de acordo com informações da prefeitura de São Roque. Neste ano a prefeitura gastou 82% a mais, o que totalizou R$ 238 mil.
Entre os motivos para a elevação do preço encontramos o aumento de R$11 mil para R$ 15 mil no repasse para as escolas de samba, um aumento de mais de 36%. O custo do som que pulou de R$ 8 para R$ 66,5 mil, um crescimento de 731%. Já para locação e desmontagem a arquibancada o custo subiu de R$ 18  para R$ 38,1 mil, um crescimento de 112%. O valor contratado para fantasia e confecção de faixas pulou de R$ 428 para R$ 3.080, um acréscimo de 539%.O gasto com aquisição de troféus mais do que dobrou e alcançou a cifra de 947e por último o crescimento de com compra de pizza e refrigerantes para o pessoal de apoio da festa que cresceu 203%.
Outro gasto sofreu diminuição como para o projeto de incêndio que caiu 27%, caindo de R$ 8 mil para R$ 5,8 mil e o gasto com jurados que caiu de 10%, passando de R$ 15,8 para R$ 14,3 mil.Além disto, não há registro do serviço de monitoria para turistas e para a instalação de grades de proteção.
Em compensação, novas despesas entraram como serviço de publicidade com custo de R$ 5400, sonorização e iluminação da cerimônia do rei momo com valor de R$ 2800, locação de caminhão baú de grande porte  com custo de R$ 2700 e locação de skywalcker e funcionário para operar o aparelho por R$ 1290.
Como se sublinhou talvez falte ainda algum gasto a ser computado, mas a elevação é grande e merece atenção das autoridades municipais e dos senhores vereadores. Ainda ressaltou que alguns gastos como a contratação de serviço de publicidade, de caminhão, filmagem, locação de skywalcker e filmagem que custaram mais de R$ 10 mil não aparece o nome do fornecedor, o que contraria a lei da transparência. Esperamos que este erro seja consertado, visto que a transparência segundo os especialistas e a melhor forma de combater as irregularidades da administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário