18/07/2022

Ribeirão Preto: Coletivo Todas as Vozes deixa mandato do PSOL devido assédio sexual e violência política de gênero

 


Informamos que o coletivo Todas as Vozes está sendo obrigado a deixar o mandato de vereança do PSOL Ribeirão Preto, eleito em 2020 com 2.744 votos. Nossa decisão decorre de um longo e doloroso processo de violência política de gênero e raça, cometidas contra as mulheres que assinam esta carta.
As violências foram praticadas por Ramon Faustino, Sheila Brandão e pela atual coordenação municipal da Primavera Socialista do PSOL de Ribeirão Preto, integrada por João Braz Batizzoco, Matheus Batizzoco, Ramon e Sheila, com o objetivo de impedir o exercício efetivamente coletivo do mandato, e deixá-lo a cargo exclusivo do representante legislativo Ramon, quem só usou mandato coletivo para ser eleito.
Enfrentamos conflitos desde fevereiro de 2021 e seguramos até aqui por respeito aos nossos eleitores. Sofremos situações como a apresentação de documentos falsos para o coletivo assinar, boicote, roubo de ideias e projetos, difamação, isolamento dentro do partido, ameaças e inúmeras tentativas de silenciamento. Temos provas desses acontecimentos e divulgaremos em breve documentos que estavam sendo tratados dentro do PSOL.
Além de todos esses problemas, no mês de maio recebemos a denúncia de uma das covereadoras de assédio moral, sexual e violência psicológica, envolvendo perseguição, ameaças e difamação. A vítima, após um processo de adoecimento, comunicou ao coletivo o que estava acontecendo, e passamos a cobrar uma posição do assediador e do partido, pois a sua situação era inadmissível. Então veio a retaliação com a destituição de nós sete.
Não pactuamos com qualquer tipo de violência e vamos lutar por justiça. Quando entramos neste projeto, víamos em Ramon um representante com quem poderíamos construir um mandato histórico para a cidade, mas ele se provou justamente o contrário do que defendeu em campanha: um político personalista disposto a ir até às últimas consequências para manter o poder.
Portanto, oficializamos o desligamento do Coletivo Todas as Vozes que não mais integrará o mandato do vereador Ramon Faustino. No entanto, ressaltamos que continuamos acreditando na coletividade e na integridade para fazer política.
Assim:
Anita Silva
Flávio Rácy
Jéssica Romero
Márcia Rubiano
Mileide Melo
Patrícia Cardoso
Viviane Silva

Veja pelo G1:

Veja outra situação semelhante que ocorreu no PSOL em São Paulo. Veja pelo link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário