10/11/2024

APEOESP: NÃO ACEITAREMOS REDUÇÃO DE AULAS E DEMISSÃO DE PROFESSORES




 O processo de desmonte da Educação pública no estado de São Paulo passa agora pela organização curricular publicada em diversas resoluções da SEDUC, sobretudo as Resoluções SEDUC 84/2024 e 85/2024, que tratam respectivamente do ensino fundamental e do ensino médio. Mais uma vez o governo Tarcísio/Feder impõe uma visão retrógrada e utilitarista de Educação, reduzindo a carga horária de disciplinas importantes para a sólida formação dos estudantes, como História e Geografia, além de Arte, Sociologia e Ciências. A redução das aulas dessas disciplinas no ciclo II do ensino fundamental - e também no ensino médio - empobrece a base da formação dos adolescentes e isto repercutirá, evidentemente, em todas as etapas de sua vida escolar e acadêmica. Devemos lembrar que, na disciplina de Geografia, por exemplo, se faz o estudo do meio ambiente, hoje tão devastado pela ação excessiva e predatória do ser humano, o que provocou a situação de emergência climática em que vivemos. A disciplina de História, por sua vez, é fundamental para que o estudante possa conhecer o passado, para compreender a sociedade do presente, ao mesmo tempo em que ela é base necessária para a construção de princípios, conceitos e valores importantes para a cidadania. Não à redução de disciplinas Houve também redução das aulas de Língua Portuguesa e de Matemática no ensino fundamental, o que mostra descompasso entre o que este governo diz e o que pratica. Por outro lado, ampliar aulas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio é uma medida positiva. Entretanto, não pode ser feita reduzindo-se o acesso dos estudantes a conhecimentos essenciais, ministrados nas disciplinas que mencionamos, sobretudo para abrir espaço para uma nova disciplina como Educação Financeira, que deveria continuar a ser oferecida na parte diversificada. A redução da carga horária dessas disciplinas também terá impacto entre os professores, com a possibilidade de milhares de demissões. Não vamos aceitar mais esse ataque do governo da privataria e do desmonte da Educação! Lutaremos nas escolas, nas ruas e em todos os espaços

Vamos lutar para assegurar o caráter humanista da Educação pública. A escola pública não pode ser apenas um instrumento de formação profissional, para atender necessidades do chamado mercado de

trabalho. A Educação deve formar indivíduos dotados de repertório e

autonomia intelectual, capacitados a tomar decisões sobre sua vida

pessoal e profissional, lutar pela sua qualidade de vida e contribuir para

o desenvolvimento de sua comunidade e do país.

Veja as principais alterações na organização curricular:

COMPARATIVO (2024 – 2025)

I. ENSINO FUNDAMENTAL

TEMPO PARCIAL - DIURNO

Língua Portuguesa: menos duas aulas em cada série - passa de

6 para 4 aulas.

Língua Inglesa e Arte: sem alteração.

Matemática: menos duas aulas - passa de 22 aulas para 20 aulas.

Ciências: menos duas aulas - passa de 16 para 14 aulas.

Geografia: menos 6 aulas - passa de 16 para 10 aulas.

História: menos 5 aulas - passa de 15 para 10 aulas.

Importante observar que as aulas que antes eram de 45 minutos

passam a ser de 50 minutos. No período noturno as aulas serão de

45 minutos.

TEMPO PARCIAL - NOTURNO

Língua Portuguesa: 6 aulas em cada série.

Arte: 2 aulas em cada série.

Língua Inglesa: 2 aulas em cada série.

Matemática: 6 aulas em da série.

Educação Física (no contra turno ou sábado): 2 aulas em cada série.

Ciências: 3 aulas em cada série, sem alteração.

Geografia: 3 aulas em cada série, sem alteração.

História: 3 aulas em cada série, sem alteração.

II. ENSINO MÉDIO

A SEDUC oferece duas áreas integradas

1) Matemática e Ciências da Natureza

2) Linguagens e Ciências Sociais aplicadas.

Cargas Horárias:

TEMPO PARCIAL

Língua Portuguesa: mais duas aulas sempre presenciais, inclusive

no noturno.

Matemática: mais uma aula, sempre presenciais, inclusive no

noturno.

Educação Financeira: sai do Itinerário Formativo e passa a integrar

a Formação Geral Básica (FGB)

Filosofia: duas aulas - sendo uma mediada por tecnologia. Em

2024, as duas aulas são presenciais.

Geografia: duas aulas a menos - ou seja, não tem aula na terceira

série.

Arte: duas aulas. No noturno uma aula será mediada por tecnologia

Língua Inglesa: passa a contar com seis aulas, sendo quatro delas

mediada por tecnologia.

Biologia e Química: duas aulas em cada disciplina.

PEI 7 HORAS

AREA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA (MAT\CNT)

Língua Portuguesa: mais duas aulas.

Matemática: mais uma aula.

Geografia: menos duas aulas (terceira série).

ÁREA DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Língua Portuguesa: mais duas aulas.

Língua Inglesa: mais duas aulas.

Matemática: mais uma aula.

Geografia: menos duas aulas (terceira série).

Obs: No caso dessa área, na parte do Itinerário Formativo, aparece

o componente curricular: “Geopolítica” que será ministrada pelo

professor de Geografia.

PEI 9 HORAS

Segue a mesma matriz curricular na FGB das PEI de 9 horas.

Em síntese: de um modo geral, no ensino médio, aumentaram as

aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática e diminuíram as aulas de Geografia.

Educação Financeira que estava com 6 aulas no Itinerário Formativo,

passa a fazer parte da Formação Geral Básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário